Introdução ao curso de Engenharia de Produção

O projeto de processos e produtos de bens ou serviços, que atendam às necessidades e anseios do mercado consumidor e às exigências de sustentabilidade, devem ser considerados como atividades essenciais à competitividade das empresas e ao desenvolvimento tecnológico e social do país. Deste modo, para tornar os projetos viáveis, é necessário considerar as características dos sistemas produtivos, de forma a otimizar o uso de matéria-prima, energia, pessoal, equipamentos e recursos financeiros, dentro dos níveis de qualidade exigidos, respeitando o meio ambiente e a sociedade, a fim de produzir com eficiência e menor custo.

Objetivos

É importante que os profissionais dos setores produtivos sejam capazes de incorporar conceitos e técnicas de qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais.

Sendo assim, o mercado industrial, de serviços e financeiro exige profissionais capazes de atuar de forma competente em áreas ligadas ao processo produtivo, objeto da Engenharia de Produção. No Brasil existe uma necessidade urgente de profissionais que desempenhem de forma adequada as atividades produtivas. É imperativo que as instituições de ensino superior atendam a demanda da sociedade por estes profissionais.

Deste modo, é imprescindível a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico, capazes de intervir eficientemente na concepção, escolha, fabricação, otimização e exploração de sistemas

O curso de Engenharia de Produção da FACOL tem como objetivo geral formar profissionais capazes de desenvolver o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados e de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia, ao que se associará a suas habilidades de especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, suportado por conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais e pelos princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

São objetivos específicos do curso:

Estimular o desenvolvimento de pensamento reflexivo do aluno, aperfeiçoando sua capacidade investigativa, inventiva e de solução de problemas produtivos diversos, considerando elementos

Estimular o desenvolvimento humano do aluno, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental, humanos, tecnológicos, econômicos e políticos.

Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional por intermédio da educação continuada.

Desenvolver sua habilidade de expressão e comunicação.

Aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação.

Aprimorar valores éticos e humanísticos essenciais para o exercício profissional, tais como a solidariedade, o respeito à vida humana, a convivência com a pluralidade e a diversidade de pensamento

Estimular a investigação científico-tecnológica por meio de iniciação científica.

Dotar o aluno de visão sistêmica, a fim de torná-lo um profissional capacitado para solucionar problemas de engenharia nos diversos setores da produção.

Proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Instigar o aprendizado dos procedimentos e das técnicas e o manuseio apropriado dos recursos tecnológicos aplicados na prática profissional.

Estimular o relacionamento com empresas, mediante estágios e intercâmbios acadêmicos.

Reconhecer os limites e as possibilidades da sua prática profissional.

Destinatários

Todos os alunos que queiram obter formação numa área tecnológica moderna da Engenharia de Produção, com conhecimentos avançados de engenharia, com formação de base muito forte, mas que lhes permitirá, no futuro, uma integração profissional muito rápida em indústrias e serviços do mais alto nível organizacional e tecnológico.

Saídas Profissionais

A engenharia de produção é hoje uma componente importante do desenvolvimento e manutenção do modo de vida das sociedades modernas. O mercado tem reconhecido isso nas remunerações dos licenciados, com conhecimentos de engenharia de produção que permitem resolver com competência todos os problemas que são colocados nesta área do conhecimento.

A excelente formação adquirida na Engenharia de Produção dá acesso a inúmeras saídas profissionais quer estas sejam nas áreas de:

Prestação de serviços de consultoria e apoio na instalação de equipamentos, supervisão e planejamento montagens de unidades fabris, gerenciamento e planificação de produção em geral.

Prestação de serviços na docência e pedagogia da engenharia de produção, programação matemática e produção de software específico de engenharia de produção.

Apoio técnico e profissional em unidades industriais/fabris de qualquer natureza, na manutenção e planificação da operação até à manutenção dos equipamentos instalados, etc.

Coordenadora: Lara Arraes Couto